DÚVIDAS FREQUENTES
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Todas as aeronaves Diamond são certificadas pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo. Como o projeto das aeronaves Diamond é relativamente recente, os requisitos de certificação pelos quais as aeronaves foram aprovadas são muito mais rigorosos do que o das principais aeronaves a pistão que operam no Brasil. Isso significa muito mais segurança e muito mais confiabilidade. As aeronaves Diamond não são experimentais.

Além disso, os requisitos de qualidade da fábrica são mais elevados que os padrões impostos pela (Federal Aviation Administration) FAA e (European Aviation Safety Agency) EASA.

A Diamond fornece garantia de 2 anos, a contar da data de entrega ao proprietário ou, para motores e hélices, 1000h (o que ocorrer primeiro). Já os motores, peças de motor e acessórios fornecidos pela Austro Engine, hélices e peças de hélice fornecidas pela MT Propellers e Avionics fornecidas pela Garmin International são cobertos pela garantia do fabricante aplicável e excluídos da garantia Diamond.

A Diamond, a seu exclusivo critério, consertará ou substituirá as peças defeituosas dentro do período de 2 anos, contanto que a peça original seja encaminhada a Diamond Aircraft. A garantia cobre apenas as peças e mão-de-obra para remoção, instalação e/ou reparo delas, cabendo ao proprietário os custos de remessa, importação e etc. Consulte o documento de garantia do fabricante para obter detalhes.

A garantia Diamond Aircraft cobre os seguintes itens:

  • Estrutura – Administrada pela Diamond Aircraft Industries Canadá;
  • Motores – Administrado pela Diamond Aircraft Industries Canadá, em nome da Austro Engine;
  • Sistema de hélices – Administrado pelo MT Propeller (somente para peças).
  • Aviônicos – Administrado pela Garmin International, através de um Centro de Serviço Autorizado Garmin.

O conceito de todos os projetos de aeronaves Diamond nasce a partir da segurança. A Diamond trabalha nos conceitos de segurança passiva e segurança ativa. O primeiro é o que faz com que os acidentes sejam evitados (aeronaves mais fáceis de pilotar, cockpits mais amplos e com maior visibilidade, aviônica moderna, manete única para comando do motor, maior envergadura e mais estabilidade) e o segundo é o que protege os ocupantes em caso de acidentes (célula de sobrevivência similar aos projetos da Fórmula 1, materiais leves e altamente resistentes).

A Diamond Aircraft é a única fabricante de aeronaves convencionais do mercado a realizar o Crash Test. As estatísticas confirmam que as aeronaves Diamond são comprovadamente as mais seguras da categoria. O índice de fatalidades por número de acidentes com aeronaves Diamond é o menor do mercado.

As células de sobrevivência de uma aeronave Diamond passam por testes de resistência e absorção ao choque tão rigorosos quanto os realizados em carros de fórmula 1. A Diamond é a única fabricante de aeronaves a pistão do mundo a realizar o Crash Test, possuindo aeronaves que suportam até 26G de impacto na cabine. Os ensaios demonstram que, mesmo durante um impacto severo, as chances de o ocupante não sair lesionado são muito elevadas. Abaixo de todos os assentos existem células de Kevlar utilizadas para absorção máxima do impacto. A estrutura absorve o impacto, não o ocupante.

O sistema de combustível das aeronaves Diamond é completamente selado e estanque. Os tanques são feitos em aço inox e todas as linhas são protegidas. Isso significa que, mesmo que haja um acidente e um impacto da aeronave carregada de combustível com o tanque cheio, não há o risco de que uma explosão ou incêndio ocorra.

As manutenções da Diamond ocorrem a cada 100 horas, o que proporciona uma grande economia para os operadores, além de garantir a aeronave voando por períodos maiores do que as demais.

A Diamond Aircraft possui um centro de serviços especializado no Brasil, a AEROMOT SERVICE CENTER, que possui bases de operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre e no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.

Além da AEROMOT, diversas empresas de manutenção já estão realizando as certificações para realizar a manutenção nas aeronaves Diamond.

O valor da manutenção das aeronaves Diamond Aircraft é baixo e tem ótimo custo benefício, pois as manutenções são realizadas a cada 100h. Confira a tabela com o custo médio por hora de manutenção de cada modelo:

Os valores apresentados não são garantia contratual. O valor das revisões pode ser alterado sem aviso prévio. 

Entre em contato com a AEROMOT SERVICE CENTER para obter a tabela de valores atualizada por tipo de manutenção das aeronaves Diamond.

A Diamond Aircraft possui modelos com baixo consumo de combustível, conforme é possível verificar na tabela de consumo das aeronaves Diamond:

Consumo de combustível das Aeronaves Diamond – ISA (10000 ft / 3048 m)

Os motores que equipam as aeronaves Diamond são fabricados pela Austro Engine (empresa do grupo Diamond) utilizando plataforma Mercedes Benz. São motores que já contam com mais de 1 milhão de horas voadas e mais de 1.500 unidades comercializadas no mundo. Os motores Austro Engine possuem o menor consumo do mercado e a mais alta tecnologia de motores a pistão, funcionando em ciclo Diesel com combustível JET A1.

Os motores Austro Engine das aeronaves Diamond possuem o seu TBO (Time Between Overhalls) com 1800 horas.

A política da Diamond em relação ao overhaul dos motores é a de oferecer ao cliente motores vistoriados, à base de troca, no valor estimado de aproximadamente $35.000,00 cada motor (já nacionalizado). Quando é chegada a hora de fazer o overhaul com 1800 horas, o cliente não tem o retrofit do motor e sim, recebe um motor novo Austro Engine em troca do seu.

Essa política permite que a Diamond avalie cada motor recebido e garanta excelentes níveis de segurança.

Devido aos motores extremamente silenciosos, aliado à um sistema muito eficiente de amortecimento de vibração, resultam em ruído de cabine mais baixos do que outras aeronaves da categoria.

O sistema de trem de pouso das aeronaves Diamond Aircraft é extremamente robusto, o que permite a operação das aeronaves tanto em pistas pavimentadas como em pistas não pavimentadas.

As  fuselagens  do Diamond são células de sobrevivência que utilizam a mesma tecnologia da Fórmula 1, construindo assim as mais seguras e eficientes aeronaves com motores a pistão dentre os modelos em operação no mundo. Seu trem de pouso é extremamente robusto, podendo ser baixado ou travado em 205 KIAS, sua velocidade máxima. 

A Diamond Aircraft possibilita uma grande gama de opcionais. Diferente das demais empresas na indústria aeronáutica, a Diamond possui opções que vão desde sistema de degelo, passando por sistemas adicionais na aviônica, até a escolhas de cores da pintura externa e os materiais para o interior.

Ao todo, existem mais de 5.000 aeronaves Diamond em operação no mundo. Tendo entre seus principais operadores, as escolas de pilotagem mais renomadas do mundo e importantes empresas de táxi aéreo. Quem também voa aeronaves Diamond é a Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, o que demonstra o nível de qualidade e segurança da marca. Contando também com aeronaves nas Forças Aéreas da Venezuela e Equador. No Brasil, o Aeroclube de São Paulo escolheu voar Diamond e é a maior referência em treinamento de pilotos.

O monomotor Diamond DA50 RG já está em processo de homologação na Europa com previsão de certificação para o fim de 2020. No Brasil, a previsão de certificação é para 2022.

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