As aeronaves Diamond são certificadas?

Todas as aeronaves Diamond são certificadas pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo. Como o projeto das aeronaves Diamond é relativamente recente, os requisitos de certificação pelos quais as aeronaves foram aprovadas são muito mais rigorosos do que o das principais aeronaves a pistão que operam no Brasil. Isso significa muito mais segurança e muito mais confiabilidade. As aeronaves Diamond não são experimentais.

Além disso, os requisitos de qualidade da fábrica são mais elevados que os padrões impostos pela (Federal Aviation Administration) FAA e (European Aviation Safety Agency) EASA.

As aeronaves Diamond possuem garantia?

A Diamond fornece garantia de 2 anos, a contar da data de entrega ao proprietário ou, para motores e hélices, 1000h (o que ocorrer primeiro). Já os motores, peças de motor e acessórios fornecidos pela Austro Engine, hélices e peças de hélice fornecidas pela MT Propellers e Avionics fornecidas pela Garmin International são cobertos pela garantia do fabricante aplicável e excluídos da garantia Diamond.

A Diamond, a seu exclusivo critério, consertará ou substituirá as peças defeituosas dentro do período de 2 anos, contanto que a peça original seja encaminhada a Diamond Aircraft. A garantia cobre apenas as peças e mão-de-obra para remoção, instalação e/ou reparo delas, cabendo ao proprietário os custos de remessa, importação e etc. Consulte o documento de garantia do fabricante para obter detalhes.

O que está coberto pela garantia Diamond Aircraft?

A garantia Diamond Aircraft cobre os seguintes itens:

  • Estrutura – Administrada pela Diamond Aircraft Industries Canadá;
  • Motores – Administrado pela Diamond Aircraft Industries Canadá, em nome da Austro Engine;
  • Sistema de hélices – Administrado pelo MT Propeller (somente para peças).
  • Aviônicos – Administrado pela Garmin International, através de um Centro de Serviço Autorizado Garmin.

As aeronaves Diamond são seguras?

O conceito de todos os projetos de aeronaves Diamond nasce a partir da segurança. A Diamond trabalha nos conceitos de segurança passiva e segurança ativa. O primeiro é o que faz com que os acidentes sejam evitados (aeronaves mais fáceis de pilotar, cockpits mais amplos e com maior visibilidade, aviônica moderna, manete única para comando do motor, maior envergadura e mais estabilidade) e o segundo é o que protege os ocupantes em caso de acidentes (célula de sobrevivência similar aos projetos da Fórmula 1, materiais leves e altamente resistentes).

A Diamond Aircraft é a única fabricante de aeronaves convencionais do mercado a realizar o Crash Test. As estatísticas confirmam que as aeronaves Diamond são comprovadamente as mais seguras da categoria. O índice de fatalidades por número de acidentes com aeronaves Diamond é o menor do mercado.

Por quais testes a célula de sobrevivência de um Diamond passa?

As células de sobrevivência de uma aeronave Diamond passam por testes de resistência e absorção ao choque tão rigorosos quanto os realizados em carros de fórmula 1. A Diamond é a única fabricante de aeronaves a pistão do mundo a realizar o Crash Test, possuindo aeronaves que suportam até 26G de impacto na cabine. Os ensaios demonstram que, mesmo durante um impacto severo, as chances de o ocupante não sair lesionado são muito elevadas. Abaixo de todos os assentos existem células de Kevlar utilizadas para absorção máxima do impacto. A estrutura absorve o impacto, não o ocupante.

Por que não há risco de explosão ou incêndio com as aeronaves Diamond?

O sistema de combustível das aeronaves Diamond é completamente selado e estanque. Os tanques são feitos em aço inox e todas as linhas são protegidas. Isso significa que, mesmo que haja um acidente e um impacto da aeronave carregada de combustível com o tanque cheio, não há o risco de que uma explosão ou incêndio ocorra.

Qual a quantia de horas para as manutenções?

As manutenções da Diamond ocorrem a cada 100 horas, o que proporciona uma grande economia para os operadores, além de garantir a aeronave voando por períodos maiores do que as demais.

Onde posso realizar a manutenção das aeronaves Diamond?

A Diamond Aircraft possui um centro de serviços especializado no Brasil, a AEROMOT SERVICE CENTER, que possui bases de operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre e no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.

Além da AEROMOT, diversas empresas de manutenção já estão realizando as certificações para realizar a manutenção nas aeronaves Diamond.

Qual o custo médio da manutenção das aeronaves Diamond?

O valor da manutenção das aeronaves Diamond Aircraft é baixo e tem ótimo custo benefício, pois as manutenções são realizadas a cada 100h. Confira a tabela com o custo médio por hora de manutenção de cada modelo:

Os valores apresentados não são garantia contratual. O valor das revisões pode ser alterado sem aviso prévio.

Entre em contato com a AEROMOT SERVICE CENTER para obter a tabela de valores atualizada por tipo de manutenção das aeronaves Diamond.

Qual o consumo médio de combustível das aeronaves Diamond Aircraft?

A Diamond Aircraft possui modelos com baixo consumo de combustível, conforme é possível verificar na tabela de consumo das aeronaves Diamond:

Consumo de combustível das Aeronaves Diamond – ISA (10000 ft / 3048 m)

Quem fabrica os motores das aeronaves Diamond?

Os motores que equipam as aeronaves Diamond são fabricados pela Austro Engine (empresa do grupo Diamond) utilizando plataforma Mercedes Benz. São motores que já contam com mais de 1 milhão de horas voadas e mais de 1.500 unidades comercializadas no mundo. Os motores Austro Engine possuem o menor consumo do mercado e a mais alta tecnologia de motores a pistão, funcionando em ciclo Diesel com combustível JET A1.

Qual é o (Time Between Overhalls) TBO dos motores da Diamond?

Os motores Austro Engine das aeronaves Diamond possuem o seu TBO (Time Between Overhalls) com 1800 horas.

Quando chega a hora de fazer o Overhaul do meu motor, eu recebo um motor novo?

A política da Diamond em relação ao overhaul dos motores é a de oferecer ao cliente motores vistoriados, à base de troca, no valor estimado de aproximadamente $35.000,00 cada motor (já nacionalizado). Quando é chegada a hora de fazer o overhaul com 1800 horas, o cliente não tem o retrofit do motor e sim, recebe um motor novo Austro Engine em troca do seu.

Essa política permite que a Diamond avalie cada motor recebido e garanta excelentes níveis de segurança.

O nível de ruído das aeronaves Diamond é mais baixo?

Devido aos motores extremamente silenciosos, aliado à um sistema muito eficiente de amortecimento de vibração, resultam em ruído de cabine mais baixos do que outras aeronaves da categoria.

O trem de pouso do Diamond suporta pistas não pavimentadas?

O sistema de trem de pouso das aeronaves Diamond Aircraft é extremamente robusto, o que permite a operação das aeronaves tanto em pistas pavimentadas como em pistas não pavimentadas.

Por que o Diamond pode ser considerado um avião robusto?

As  fuselagens  do Diamond são células de sobrevivência que utilizam a mesma tecnologia da Fórmula 1, construindo assim as mais seguras e eficientes aeronaves com motores a pistão dentre os modelos em operação no mundo. Seu trem de pouso é extremamente robusto, podendo ser baixado ou travado em 205 KIAS, sua velocidade máxima.

Quais os opcionais que a Diamond oferece?

A Diamond Aircraft possibilita uma grande gama de opcionais. Diferente das demais empresas na indústria aeronáutica, a Diamond possui opções que vão desde sistema de degelo, passando por sistemas adicionais na aviônica, até a escolhas de cores da pintura externa e os materiais para o interior.

Quem voa aeronaves Diamond no mundo?

Ao todo, existem mais de 5.000 aeronaves Diamond em operação no mundo. Tendo entre seus principais operadores, as escolas de pilotagem mais renomadas do mundo e importantes empresas de táxi aéreo. Quem também voa aeronaves Diamond é a Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, o que demonstra o nível de qualidade e segurança da marca. Contando também com aeronaves nas Forças Aéreas da Venezuela e Equador. No Brasil, o Aeroclube de São Paulo escolheu voar Diamond e é a maior referência em treinamento de pilotos.

O Diamond DA50 RG já está disponível no Brasil?

O monomotor Diamond DA50 RG já está em processo de homologação na Europa com previsão de certificação para o fim de 2020. No Brasil, a previsão de certificação é para 2022.