O DART-550 é um avião de instrução turboélice acrobático de +7g até -4g, com célula em fibra de carbono, certificação civil e/ou militar, equipado com aviônica Garmin G3000, cockpit em tandem, assentos ejetáveis a velocidade e altura zero, e duas opções de motorização com Sistema EEPC: General Electric GE H75-100 com 550 hp(*) e Motor Sich AI-450 SR com 450 hp(*).

(*) Contínuo.

EEPC: Sistema Eletrônico de Controle de Hélice e Motor. 

https://www.youtube.com/watch?v=OEcmxUaJ6C8

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

A Diamond Aircraft acredita que dentro do conceito de Segurança de Voo, o principal quesito é evitar a ocorrência de eventos que possam resultar em acidente aeronáutico. Assim, dispositivos de Segurança Ativa, como os Sistemas CNS/ATM, TAWS e ADS-B contidos no Garmin G3000, contribuem sobremaneira para prevenir e evitar acidentes. Associado a isso, dispositivos de Segurança Passiva foram projetados visando redução ao máximo de danos aos pilotos, tais como: Ausência de obstáculos ou superfícies na parte superiora do cockpit, célula do cockpit em fibra de carbono monobloco e compartimentos reforçados do sistema de armazenagem de combustível. CNS/ATM: Sistema de Comunicação, Navegação, Vigilância e Tráfego Aéreo. TAWS: Sistema de Aviso de Proximidade com o Solo. ADS-B: Sistema Automático de Vigilância.

ESTRUTURA

Os recursos de segurança passiva foram projetados para minimizar a probabilidade e o grau de lesão, caso ocorra o inesperado. A célula de segurança do DART é completa em fibra de carbono.

ASAS

  • Sistema de flap eficiente para alta sustentação – duplo slot;
  • Baixa velocidade de estol <61 kts;
  • Baixa velocidade de aproximação para operação em pistas curtas;
  • Turbina extremamente eficiente;
  • Autonomia superior a 8 horas em missões de vigilância;
  • Sistema para segregação de partículas na admissão de ar;
  • Nível de ruído extremamente baixo.

DESEMPENHO

A velocidade máxima esperada é de 247 kts com um peso máximo de decolagem de 2.400 kg (5.291 lbs) e um peso vazio (totalmente equipado) de 1.600 kg (3.527 lbs). A resistência máxima na velocidade de voo do DART-550 será de 8 horas, mais reserva no peso máximo de decolagem. Assentos ejetáveis Martin Baker, modelo MK16, para operação em velocidade e altitude zero.

MOTOR

O DART-550 é equipado com um motor turboélice General Electric GE H75-100 de 550 hp e sistema de controle eletrônico de motor e hélice (EEPC), empregando hélice MT de cinco pás.

COCKPIT

A aeronave está equipada com um cockpit de vidro de última geração, com sistemas aviônicos integrados Garmin G3000, um toldo à prova de batidas de pássaros, altura do assento ajustável eletricamente e um sistema de ejeção otimizado. O sistema de escape leve MK 16 foi projetado para treinar os alunos em habilidades básicas de voo. Otimiza o campo de visão do piloto, melhora o conforto e a eficiência do piloto e fornece maior confiabilidade e capacidade de manutenção. O desempenho da ejeção é otimizado em todo o envelope de escape, da altura zero à velocidade zero em uma altitude próxima do nível de até 370 Kts.

Aviônicos e assentos de ejeção opcionais estão disponíveis mediante solicitação.

AVIÔNICOS

  • Cabine do piloto de vidro duplo Garmin G3000;
  • Tela Touch Screen;
  • Tecnologia de visão sintética (SVT ™);
  • Visores de cockpit de alta resolução WXGA de 14,1 polegadas;
  • GTC 570 de alta resolução de 5,7 polegadas;
  • Proporção estendida largura-altura 16:9;

TREINAMENTO ACROBÁTICO

A série DART é inigualável no mercado e, a longo prazo, eliminará o instrutor de geração antiga do mercado. O DART é alimentado pelo motor turboélice General Electric GE H75-100 com 550 hp ou pelo motor turboélice Motor Sich AI-450 SR com 450 hp. Essas variantes de motor, combinadas com a simplicidade de operação, tornam a plataforma ideal para aprender os primeiros passos de voar até o limite de + 7g / -4g durante a fase de treinamento acrobático.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR E PROPULSÃO

MOTORES (opções): General Electric H75-100, 550 hp.

HÉLICE: Pentapá com reverso.

COMBUSTÍVEL: Jet A-1, Jet A, TS-1, RT e JP-8.

DIMENSÕES

PESO E CARREGAMENTO

PERFORMANCE